O Conselho Municipal da cidade industrial da Matola, Sul de Moçambique, prevê arrecadar cerca de 214,5 milhões de meticais (aproximadamente 6,2 milhões de dólares ao câmbio corrente) durante o exercício económico de 2011.
Este município prevê ainda, para 2011, realizar uma despesa em igual montante. A proposta de orçamento do município da Matola para o ano de 2011, cuja cópia a AIM teve acesso, indica que entre as despesas correntes destacam-se os custos com o pessoal que constitui o maior encargo, absorvendo cerca de 53,8 por cento do total dos recursos previstos.
O debate e aprovação da referida proposta faz parte da agenda da VIII Sessão Ordinária da Assembleia Municipal da Matola que decorre desde Segundafeira última, com a duração de três dias.
Este documento refere ainda que as despesas com bens e serviços absorverão cerca de 42,4 por cento do orçamento previsto, com maior incidência nas rubricas de combustíveis e lubrificantes.
A fundamentação das autoridades municipais da Matola para esta componente baseia-se na natureza do trabalho de recolha e tratamento de resíduos sólidos e na manutenção de rotina dos equipamentos com destaque para os usados na salubridade.
A proposta de orçamento debruça-se ainda de outras rúbricas, tais como despesas de capital na área de investimentos.
O informe do Presidente do Conselho Municipal sobre o grau de cumprimento do plano de actividades entre a VII e VIII sessões ordinárias, a proposta do plano de actividades da Assembleia Municipal para 2011 e a respectiva proposta orçamental, são outros pontos da agenda da presente sessão.