Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Massa comunica-se através de movimentos

Felipe Massa pode deixar o hospital dentro de 10 dias

O piloto Felipe Massa está acordando e consegue se comunicar através de movimentos, informou esta segunda-feira o porta-voz do ministério da Defesa falando à tv húngara M1. “Massa permanece mais tempo desperto e é capaz de comunicação ativa, dando respostas através do movimento das pernas e das mãos.

Isso é certamente um bom sinal”, afirmou Istvan Bocskai. O porta-voz revelou que uma ultra-sonografia realizada para saber se o piloto acumulou água nos seus instestinos deu resultado negativo. Massa foi submetido a outro exame nesta segunda e um boletim médico será emitido mais tarde, afirmou o porta-voz do ministro Andrea Nagy.

O piloto de 28 anos, após o forte acidente no treino classificatório para o GP da Hungria de Fórmula 1, passou toda a madrugada de domingo em coma induzido. Bocskai disse ainda que uma recuperação lenta começa a ser notada, embora “essa não seja ainda a fase que isso possa ser estabelecido como uma certeza”.

No domingo, Massa foi submetido a uma tomografia computadorizada para determinar se houve algum dano cerebral. “Os médicos ainda não observaram qualquer sinal da tomografia que confirme um dano, mas ainda é cedo para dizer alguma coisa”. Além do ferimento no crânio, Massa também teve afetado seu olho esquerdo, segundo informou nesta segunda o neurocirurgião Robert Veres, médico-chefe da equipe que operou o piloto brasileiro em Budapeste.

Indagado se o olho de Massa havia sido afetado, Veres respondeu que “é certo que houve uma lesão”. “Mas não sabemos o alcance da mesma”, acresentou neurocirurgião. Veres afirmou que os progressos no estado de saúde de Massa não permitem ainda saber se o piloto poderá retornar à competição na Fórmula Um. “Não podemos dizer se vai votar a correr ou não. É muito cedo”, enfatizou.

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, que visitou o piloto de 28 anos no hospital depois do acidente, declarou-se confiante na capacidade de recuperação de Felipe Massa. Operado no sábado, Massa foi submetido a uma “ecotomografia para ver como estava o ferimento e obter informações sobre sua reabsorção.

O resultado é tranquilizante”, destacou no domingo o médico Peter Bazso. “Nós despertamos-lhe de quando em vez para ver em que condições está e deixá-lo ver sua família. Agora, está de novo sob sedativos, o mesmo acontecerá nas próximas 48 horas, o que, a nosso ver, é o comportamento mais seguro depois de um tal tipo de cirurgia, para melhorar a reabsorção do ferimento” prosseguiu o médico. Segundo Bazso, não foi constatada qualquer nova lesão neurológica.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!