Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Marrocos suspende contactos com instituições europeias

Marrocos decidiu suspender todo e qualquer contacto com as instituições europeias, depois da resolução do Tribunal da União Europeia de 10 de Dezembro passado relativa ao Sahara Ocidental, território cuja soberania é disputada, anunciou o embaixador da União Europeia (UE) em Rabat, Joy Rupet, a quem foi notificada a decisão depois de convocado pelo Governo marroquino.

Segundo um comunicado do Serviço Europeu da Ação Externa (SEAE), Marrocos denuncia o carácter “altamente político” do veredito do tribunal europeu, considerando que os seus argumentos são sem fundamentos, a sua lógica distorcida e as suas conclusões contrárias ao Direito Internacional e em desacordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Até receber as explicações e as garantias necessárias da parte europeia, Marrocos decidiu congelar todos os contactos, incluindo com a delegação da UE em Rabat.

“Estamos prontos para fornecer os esclarecimentos e as garantias complementares para responder às preocupações de Marrocos, para que os contactos e a cooperação possam ser plenamente restabelecidos logo que possível”, indica o comunicado do SEAE.

O Tribunal da UE recebeu ainda uma queixa de Marrocos sobre a pesca, e este não renunciou a submeter àquela mesma instância o dossier de acesso dos frutos e legumes marroquinos, em particular o tomate, ao mercado europeu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!