Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Marinha guarnece embarcação com material radioactivo

Uma força da Marinha de Guerra das Forças Armadas de Defesa de Moçambique está a guarnecer uma embarcação encontrada nas águas da costa de Vilanculo, província meridional de Inhambane, com 13 contentores de material que se suspeita ser radioactivo. Os contentores encontrados na embarcação, de dimensões consideráveis, baptizada com o nome “Anchorage”, poderão estar carregados de cerca de trezentas toneladas de material que se supõe ser radioactivo.

A embarcação não tinha na altura da sua detenção nenhum membro da tripulação, segundo as autoridades marítimas de Inhambane, citadas pela Rádio Moçambique (RM), emissora pública nacional. A Administração Marítima de Inhambane, citada pelo “Media Fax”, disse que a embarcação continuará sob forte guarnição da força da marinha de guerra enquanto se espera a chegada de um rebocador para levar a mesma a um ponto de atracagem no continente.

A costa marítima moçambicana tem sido alvo de frequentes violações, e os pescadores têm reportado às autoridades a pesca ilegal por parte de embarcações desconhecidas, o baldeamento e posterior transporte para a costa de carga que se supõe ser droga. Em 2009, um número considerável de embalagens com droga foi encontrado a flutuar na costa marítima das províncias de Gaza e Inhambane, tendo, por sinal, sido denunciado na altura a movimentação na zona de indivíduos que se supõem ser os destinatários da carga.

O governo tem estado a manter contactos com parceiros internacionais, em particular os Estados Unidos da América (EUA), França e Noruega, com vista a dotar o país de meios para melhorar a fiscalização da costa marítima moçambicana. Neste âmbito, a Secretária de Estado para o Desenvolvimento Internacional do Reino da Noruega, Ingrid Fiskaa, assegurou recentemente um financiamento de 19 milhões de euros para o sector das pescas no país, para o combate à pesca ilegal.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!