As pessoas detidas em Marínguè chegam a permanecer sentadas num banco por baixo de uma árvore, devido a falta de celas naquele distrito da província de Sofala, Centro de Moçambique.
“A falta de celas está a forçar a que os detidos permaneçam durante o tempo de tramitação dos seus processos no pátio do Comando Distrital da Polícia, concretamente numa casa de espera feita de material local, ou ainda algemados e colocados sentados num banco junto a uma árvore”, reporta o jornal “Notícias”.
Segundo a fonte, esta situação é agravada pelo facto de as instalações onde funciona o Comando distrital da Polícia encontrarem-se em estado de degradação, clamando por uma reabilitação ou mesmo substituição.
O administrador distrital, Absalão Chabela, também reportou este problema de falta de celas no Comando distrital, bem como no posto policial do posto administrativo de Canxixe, quando apresentava o informe das actividades do Governo distrital, por ocasião da visita do substituto legal do governador de Sofala, Carvalho Muária, àquele distrito.