A região mais turística de Samoa foi “devastada” pelo tsunami que atingiu na terça-feira o arquipélado no Pacífico Sul, e pegou muitos estrangeiros de surpresa, declarou o vice-premier samoano. A população local e os turistas estrangeiros não tiveram tempo para reagir às diversas vagas do tsunami, disse Misa Telefoni à uma agência de notícias australiana.
Segundo fontes oficiais, o maremoto deixou ao menos 36 mortos e dezenas de desaparecidos. Misa Telefoni destacou que dois hotéis muito frequentados por estrangeiros, o Sinalei Reef Resort e o Coconuts Beach Resort, na costa oeste da ilha de Upolu, foram severamente atingidos.
No lado sul da ilha de Upolu, o tsunami “destruiu a maior parte dos hotéis”, declarou o vice-premier. “A população contou que sentiu um tremor e cinco minutos depois o nível do mar subiu.
Foi algo tão rápido que ficou extremamente difícil reagir”. Em certas regiões, o arquipélago foi varrido por uma onda de quase 9 metros, causada por um terremoto de 8 graus de magnitude, que ocorreu às 06H48, com epicentro situado 200 km a sudoeste de Ápia, capital de Samoa, segundo o Instituto Geofísico americano (USGS).