A cidade de Maputo acolhe desde a passada terça-feira, 29 de Outubro, a terceira temporada de música clássica denominada Xiquitsi. Para estrear o evento, o Centro Cultural Municipal Ntsindya, no bairro de Xipamanine, foi o lugar escolhido para acolher os músicos internacionais e a formação de orquestra e coro dos alunos nacionais.
Esta temporada não só traz a música clássica aos moçambicanos, mas também é uma estratégia para que os concentuados músicos estrangeiros ajudem na formação de talentos nacionais. Como está previsto, os músicos convidados orientam workshops sobre os seus instrumentos e áreas de actuação complementado o trabalho diário feito pelos professores.
De acordo com Henny Matos, directora do Centro Cultural Kulungwana, esta iniciativa iniciou em Março de 2013 e conta com 60 alunos efectivos, divididos entre as especializações de corda e coro.
Matos acrescenta que este evento tem com objectivo de formar a primeira orquestra juvenil moçambicana.
A terceira edição de música clássica decorre até o dia três de Novembro e o concerto final é dedicado aos pais e filhos e terá lugar no Hotel Indy Village, na cidade de Maputo, a partir das 16 horas.