Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo, Matola e Boane: Reforçadas frotas de autocarros para transporte público urbano

Maputo

O Governo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações, procedeu, na segunda-feira, 24 de Setembro, à entrega de 36 autocarros às empresas municipais dos transportes públicos de Maputo, Matola e Boane, no quadro do reforço do transporte público urbano.

Destas unidades, 17 foram alocadas à Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM), 15 à Empresa de Transportes Públicos da Matola (ETM) e as restantes quatro à recém-criada Empresa Municipal de Transportes de Boane (EMTB).

Estes autocarros fazem parte de um lote de 70 anunciados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a cerimónia de entrega de 200 unidades, em Maio último, na cidade de Maputo.

Conforme explicou a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, o Governo espera, com esta medida, dinamizar a mobilidade urbana nestes três municípios, criando condições para maior acessibilidade a serviços sociais, tais como a saúde, a educação, para além da dinamização do comércio, da agricultura, entre outras actividades.

“As empresas municipais de transporte constituem o instrumento através do qual o Estado materializa o direito de acesso ao serviço de transporte à população, devendo (as empresas) centrarem a sua actuação no cumprimento deste desiderato com rigor e profissionalismo”, apelou a governante, que instou às empresas a privilegiarem a manutenção preventiva por forma a garantir maior durabilidade dos autocarros.

A decisão de contemplar as empresas municipais, de acordo com Manuela Rebelo, deve-se ao reconhecimento, por parte do Governo, do seu papel fundamental na cadeia de transporte público urbano, “sobretudo na provisão deste serviço aos utentes, com realce para os estudantes, combatentes, idosos, portadores de deficiência, entre outros”.

Os edis, por seu turno, mostraram-se satisfeitos por verem reforçada a frota das empresas municipais de transporte, no caso das cidades de Maputo e Matola, o que se traduz na melhoria do serviço prestado aos cidadãos.

No que diz respeito a Boane, o edil, Jacinto Loureiro, regozijou-se pelo facto de a vila ter, pela primeira vez, uma empresa de transportes e gerir os seus próprios autocarros, ficando para a história o sofrimento por que passavam os seus munícipes.

“Não imaginam o que significam estes quatro autocarros. Não fazem ideia da escassez de transportes que vivíamos no passado. Tínhamos estudantes que saíam de casa às primeiras horas do dia e só regressavam à noite, percorrendo, nalguns casos, mais de 20 quilómetros”, disse Jacinto Loureiro, que fez saber que os quatro autocarros serão alocados a igual número de rotas, nomeadamente Txonissa, Kulula, Manhane e Mahubo.

Já na cidade da Matola, o presidente do município, Calisto Cossa, afirmou que os 15 autocarros vão incrementar a frota já existente, e, por via disso, ajudar a responder aos anseios dos munícipes no que diz respeito ao transporte.

Na ocasião, Calisto Cossa anunciou que, na alocação dos autocarros, prioridade será dada à zona Norte da cidade, para além dos bairros de expansão, tais como Sidwava, Boquisso, Mukatine, Mali, Intaka, Golhoza, entre outros.

Por seu turno, o edil de Maputo, David Simango, referiu que, com a recepção destes autocarros, a EMTPM vai aumentar o volume de passageiros transportados, de 31 mil para uma média de 42 mil utentes por dia.

Igualmente, “esperamos melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentando a frequência, reduzindo o tempo de espera, melhorando a fiabilidade técnica, para além de expandir os serviços prestados aos bairros que, actualmente, são menos servidos, como é o caso do Distrito Municipal da Katembe”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!