O Presidente do município de Maputo, David Simango, mostrou-se jubiloso pelos avanços significativos que a cidade vem conquistando nos últimos dias. Falou na terça-feira em conferência de imprensa, que marcou o lançamento das festividades do 122° aniversário da cidade de Maputo, Simango vincou que a urbe está a mudar para o melhor.
“As festividades destes 122 anos da nossa Cidade das Acácias acontecem numa altura em que, a olhos vistos, a nossa urbe está a mudar para o melhor. Com efeito, várias são as intervenções no domínio de infra-estruturas e, de um modo geral, são múltiplas as acções que asseguram a provisão de serviços rumo ao desenvolvimento”, disse.
Maputo foi elevada a categoria de cidade a 10 de Novembro de 1887, segundo que, anualmente, esta data tem vindo a ser celebrada através de diversas actividades de carácter político, cultural, desportivo, entre outras. Segundo Simango, as parcerias público-privadas que o conselho municipal tem vindo a estabelecer contribuem para acelerar o passo em direcção ao progresso e, consequentemente, ao bem-estar do Município.
Simango frisou ainda que no quadro das festividades deste ano cujo o lema é “Maputo, 122 anos reforçando a identidade e o orgulho da cidadania municipal”, o Conselho Municipal – o qual ele dirige – está engajado na busca incessante do melhor para a cidade, contando, para isso, com apoio de todos os munícipes.
Na hora do lançamento, o edil fez lembrar ainda que as festividades dos 122 anos de Maputo ocorrem também numa altura em que Moçambique se prepara para as eleições presidenciais, legislativas e provinciais de Outubro próximo, uma acção importante no processo de aprofundamento e consolidação da democracia. “Queremos exaltar, assim, o exemplo de civismo, a participação em massa no acto de votação e o envolvimento nas actividades culturais e desportivas, tornando estes pleitos um verdadeiro momento de festa política e de reforço da nossa unidade nacional na diversidade de opções políticas”.
Num outro desenvolvimento, Simango disse que a componente cultural e desportiva serão o prato forte do ritual. No quadro das celebrações do dia da cidade de Maputo e à semelhança dos anos anteriores, foi lançado hoje um concurso denominado “Premio Literário 10 de Novembro” a centrar-se na prosa.