Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo em 181° lugar em qualidade de vida

A capital de Moçambique, Maputo, aparece no 181° lugar no que à qualidade de vida diz respeito, numa lista liderada pela cidade de Viena, Áustria, de acordo com uma pesquisa mundial cujos resultados acabam de ser publicados e que cobriu 221 cidades.

Sem surpresa, na generalidade, a Europa lidera os lugares cimeiros, colocando Zurique e Munique nos cinco primeiros lugares, com as “intromissões” da neozelandesa Auckland e da canadiana Vancouver.

Bagdad, capital do Iraque, está na pior posição, com um sublinhado de que também é a cidade “menos segura do mundo”.

Neste rol de cidades figuram também Cartum, no Sudão (217º), Port-au-Prince, no Haiti (218°), N’Djamena, no Chade (219º), e Bangui, na República Centro-Africana (220°).

A pesquisa, denominada “Quality of Living 2011”, teve Nova Iorque como termo de comparação, tendo em conta 39 critérios, agrupados em 10 categorias, que tem em conta, nomeadamente, o ambiente social, económico e político, factores médicos e sanitários, escola e educação, serviços públicos e transportes, entretenimento, bens de consumo, habitação e o clima.

Neste estudo as cidades brasileiras de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo ficaram em 101º, 114º e 116º lugares, respectivamente

Segurança pessoal

O estudo deste ano da Quality of Living 2011, além das cidades com maior classificação de qualidade de vida, identifica ainda as cidades a nível da segurança pessoal, tendo por base critérios como estabilidade interna, níveis de criminalidade, eficácia da política de segurança e das relações internacionais do país.

Nesta vertente da segurança social a cidade do Maputo foi igualmente analisada e classificada na 135ª posição, contra 47ª posição de Lisboa, Brasília (131ª), Luanda (163ª), Rio de Janeiro (172ª) e São Paulo (178 ª).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!