Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo e Nampula acolhem lançamento do livro “Galinhas e Cerveja”

“Galinhas e Cerveja: Uma receita para o crescimento” é o título de obra literária a ser lançada, esta quarta-feira (30), em Maputo, e, no próximo dia 14 de Agosto, na cidade de Nampula.

De autoria de Joseph Hanlon, escritor e editor do boletim sobre processo político, propriedade do Centro de Integridade Pública (CIP), e Teresa Smart, pesquisadora, o livro aborda a situação e a dinâmica da produção alimentar em Moçambique e o seu impacto no meio rural.

Os autores referem que, actualmente, o país importa alimentos e, ao mesmo tempo, aqueles que os produzem continuam pobres porque a produção agrícola é muito baixa. A maioria das pessoas continua a cultivar a terra em moldes rudimentares. Apesar destas dificuldades, os autores sublinham que, nos últimos 20 anos, surgiram vários agricultores mais dinâmicos.

Neste momento, existem cerca de 68 mil pequenos e médios agricultores comerciais. Antigamente, tinham apenas um hectare de terra e usavam a enxada de cabo curto como utensílio. Hoje, cultivam entre três e 20 hectares e produzem, principalmente, para comercializar. Além disso, possuem capacidade de gerar emprego a nível da sua comunidade, estimulando, por consequente, a economia local.

De forma geral, o livro mostra que os próprios produtores agrícolas moçambicanos podem tomar a dianteira, se tiverem maior apoio do Governo para expandirem as suas áreas de cultivo e tornarem verdadeiros agricultores comerciais, capazes de contribuir na redução da pobreza no meio rural. Para tal, referem, os autores do livro, que os camponeses teriam de ter ao seu dispor toda a terra e nenhuma seria colocada nas mãos do investimento estrangeiro.

Refira-se que Joseph Hanlon e Teresa Smart são os autores do livro “Há mais bicicletas, mas há Desenvolvimento?”, lançado há cerca de quatro anos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!