Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo acolhe primeira Oficina de Criação de Documentário

Entre os dias 3 a 15 de Junho deste ano, a cidade de Maputo vai ser palco da primeira Oficina de Criação de Cinema Documentário de Maputo denominado “Olhares para o Território”. A iniciativa visa consolidar a criação documental e ficcional inovadoras, e fomentar o talento a nível dos jovens, o seu potencial criativo e ajudando-os a conhecer a diversidade cultural, a identidade e os direitos dos grupos sociais, para que possam expressar-se por si mesmos.

“Olhares para o Território” realiza-se em Maputo como resultado da colaboração entre a Audiovisuales Sin Fronteras (ASF), DROM, da Espanha, e KUGOMA – Fórum de Cinema de Curta-metragem, iniciada pela Embaixada da Espanha em Moçambique. Podem candidatar-se todo os jovens de ambos sexos e de idades compreendidas entre 18 a 28 anos, sem recursos e nenhuma formação prévia.

Se procurará criar equilíbrio de género, assim como candidatos em representação de associações culturais e sociais de Maputo e arredores. As aulas decorrerão durante 13 dias, exigindo-se dos candidatos que estejam disponíveis a tempo integral. Serão apenas seleccionados 16 jovens e, posteriormente, divididos em 4 grupos. Os estudantes irão aprender os processos de elaboração de guião e pré-produção, rodagem e pós-produção. Refira-se que cada um dos jovens terá de fazer um documentário de curta-metragem.

Os filmes resultantes desta Oficina de Maputo serão exibidos durante a 2ª Edição do KUGOMA, em vários bairros e escolas de Maputo, entre 1 e 10 de Julho de 2011. Importa referir que “Olhares para o Território”será a primeira Oficina de Criação Documental a realizar-se na África Austral e, para dar continuidade a este projecto, ao longo dos próximos 4 anos, será dotada de câmaras e outro material técnico para a especialização dos participantes em termos de produção e exibição/difusão, procurando a autonomia local e criando uma ponte entre Barcelona e Maputo, que passe pela formalização de acordos de cooperação e a criação uma Web entre as diversas oficinas nos vários países envolvidos.

Os interessados devem enviar uma carta de motivação, até 15 de Maio, para os emails cinekugoma@gmail.com , alba.martin@maec.es ou entregá-la em envelope fechado, na Embaixada da Espanha.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!