Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Manica inicia refinação de ouro no 2° semestre de 2010

Uma companhia mineira sul-africana, denominada Tsoza Refinary, deverá iniciar no segundo semestre do presente ano, 2010, o processo de refinação de ouro em Moçambique, concretamente na província central de Manica.

O projecto está avaliado em cerca de 17 milhões de dólares norte-americanos e terá uma capacidade inicial de processar cerca de 40 quilogramas de ouro, num espaço temporal de duas a três horas, de acordo com Abdul Razak, vice-ministro dos Recursos Minerais, acrescentando que grande parte daquele produto será destinada para exportação.

O empreendimento surge em resposta aos esforços do Governo moçambicano com vista à promoção de unidades nacionais de processamento de recursos nacionais, segundo ainda Razak, realçando que “Moçambique passará a exportar ouro devidamente tratado e com ganhos acrescidos nos impostos e na criação de mais postos de trabalho”, contrariamente ao que acontece em que o produto é levado em bruto para fora do país para o seu processamento.

Aquele governante indicou ainda que com o arranque do projecto serão minimizados actos de comercialização informal do ouro que têm resultado “em grandes perdas monetárias com a saída em bruto de ouro”. Refira-se que, até finais do presente ano, o Ministério dos Recursos Minerais vai distribuir cerca de 64 senhas mineiras a operadores artesanais de Manica “com vista a impedirmos a exploração de minerais por estrangeiros ilegais”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!