Um grupo de quarenta jovens desempregados, dos quais três do sexo feminino, optaram pela criação do seu próprio emprego em diversas áreas de actividade na Província de Manica, após terminarem na segunda-feira cursos vocacionais ministrados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), em diversas especialidades.
Segundo soube O Autarca, os novos empreendedores cujos cursos duraram três meses, graduaram-se em Electricidade Instaladora, Carpintaria, Construção Civil e Pintura Civil, tendo já recebido kits contendo material correspondente aos seus ramos profissionais, por forma a iniciarem imediatamente com as suas actividades sem entraves sobre como adquirir equipamento.
Para além das disciplinas nucleares do curso, e segundo a filosofia do Governo, os cursantes tiveram uma outra formação na componente de Gestão de Pequenos Negócios, com vista a muni-los de conhecimentos sobre como gerir os seus negócios e garantir a sustentabilidade dos mesmos.
A primeira experiência profissional dos quarenta cursantes, segundo uma fonte ligada a formação dos mesmos, foi a reabilitação do edifício onde funciona a Delegação Provincial do Instituto Nacional de Segurança Social de Manica, no quadro da formaçãoprodução. A questão do empreendedorismo representa uma mas principais marcas da governação de Armando Guebuza