Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mandela está em estado “grave, mas estável” no hospital

O ex-presidente sul-africano e líder anti-apartheid Nelson Mandela estava numa condição “grave, mas estável” neste sábado (8) depois de ser levado para o hospital após uma recaída de uma infecção pulmonar, segundo o governo.

Mandela, de 94 anos, que foi o primeiro presidente negro da maior economia da África, em 1994, após eleições multirraciais históricas, já esteve no hospital três vezes desde dezembro. Ele tem lutado contra a infecção há alguns dias, disse o governo em comunicado.

“Por volta de 01h30 a sua condição piorou e ele foi transferido para um hospital de Pretória. Ele permanece em estado grave, mas estável”, disse.

A escolha do governo de palavras, em particular o uso de “grave”, foi motivo claro de preocupação para as 53 milhões de pessoas da África do Sul, para quem Mandela continua a ser um poderoso símbolo da luta contra décadas de governo da minoria branca.

O porta-voz presidencial Mac Maharaj disse que estava otimista sobre a saúde do Prémio Nobel da Paz. “O que foi informado pelos médicos é que ele está a respirar por conta própria e eu acho que é um sinal positivo”, disse ele. “Madiba é um lutador e na sua idade, sempre que ele está a lutar ele está bem”, Maharaj disse, referindo-se a Mandela pelo seu nome de clã.

Mandela deixou o cargo de presidente em 1999, após um mandato e deixou a vida política activa há uma década.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!