Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mamparra of the week: Narciso Pedro

Mamparra of the week: Saqueadores do Estado moçambicano

Meninas e Meninos, Senhoras e Senhores, Avôs e Avós.

O Mamparra desta semana é o presidente do Conselho Municipal da Maxixe, Narciso Pedro, recentemente acusado de ter desviado um milhão e trezentos e vinte mil meticais dos cofres da edilidade.

A corrupção é uma grande característica dos mamparras e, neste caso, a denúncia das suas falcatruas já deu entrada no Gabinete Central de Combate à Corrupção para os devidos trâmites legais.

Mas as mamparrices de Narciso Pedro vêm de outras jornadas, quando quis eternizar o seu nome numa das poucas ruas asfaltadas da cidade da Maxixe, a capital económica da província de Inhambane.

Na altura, o mamparra do Narciso Pedro, justificando a mamparrada, disse e passamos a citar “o Conselho Municipal de Maxixe decidiu atribuir o meu nome a uma das avenidas da cidade”, e fê-lo com a autorização da respectiva Assembleia Municipal.

A tal deliberação, que levou o número 13/AM/2003, foi na altura assinada pelo presidente da Assembleia Municipal de Maxixe, Carlos Jaime Mourana, a 31 de Outubro de 2003. Esta deliberação é a que, entre outros pontos, autoriza a atribuição do nome de Narciso Pedro a uma das poucas ruas pavimentadas que se podem encontrar naquela cidade.

Carlos Mourana (já passam dez anos desde que esta mamparrada foi travada) disse à Imprensa que a Assembleia Municipal a que ele presidia tinha decidido ceder ao pedido do Conselho Municipal, que visava ver o nome do mamparra do Narciso Pedro estampado numa das ruas da Maxixe, “como reconhecimento do trabalho que este e o seu elenco executaram nesta cidade, durante o primeiro mandato”.

E lá se atribuiu o nome do mamparra do Narciso Pedro a uma rua ao senhor que, a breve trecho, poderá ir sentar- -se no banco dos réus por corrupção.

No ano passado, na altura das eleições intercalares que se realizaram em Inhambane, o edil da Maxixe, o grande mamparra, cedeu carros daquele município para apoiar o candidato da Frelimo (seu partido), facto noticiado, mas Narciso Pedro não tungiu, nem mungiu…

Basta deste tipo de Mamparras, mamparras e mamparras.

Até para a semana!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!