Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mambas vencem Tunísia e garantem presença no CAN 2010

Mambas vencem Tunísia e garantem presença no CAN 2010

A selecção nacional de futebol de Moçambique,os mambas, receberam este sábado no estádio da Machava a selecção da Tunísia, em jogo da última jornal do grupo B de apuramento para a Mundial e CAN de 2010, e venceram por uma bola a zero com golo de Dário Monteiro. 

Os mambas, já arredados da corrida para o Mundial da Africa do Sul, entraram para o jogo apostando tudo na qualificação para o Campeonato Africano que se realiza em Janeiro em Angola e precisavam de pelo menos não perder frente a poderosa Tunísia, que veio a Maputo para garantir o seu lugar na Àfrica do Sul, e contar com a derrota do Quénia frente à Nigéria.

Maart Nooj pôs em campo o onze habitual com um meio campo pujante e criativo que servia Dário Monteiro apoiado pelo capitão Tico Tico no ataque. Após dos 15 minutos iniciais de algum equilíbrio os mambas começaram a dominar o jogo.

Os pupilos de Humberto Coelho talvez afectados pelos 36graus que se faziam sentir na Machava, aumentado pelos cerca de 30 mil adeptos na bancada, entraram apáticos e jogavam quase a passo não conseguindo ultrapassar o meio campo moçambicano e quando o conseguiam a defesa dos mambas estava lá sempre segura liderada pelo cada vez mais experiênte Mexer.

Aos 23 minutos a primeira situação de perigo para a baliza tunisina, Dário Monteiro na marcação de um livre a entrada da àrea remata com coloção e a bola passa rente ao travessão. Depois foi Tico Tico que chegou um tudo nada atrasado para o toque fatal, depois de receber um passe da Paíto engana um defensor tunisino mas o guarda redes sai bem a fazer a mancha e tampando caminho para as suas redes. A esta altura do jogo Moçambique estava for a do CAN e a Tunísia qualificada para o mundial pois, em Nairobi, o Quénia vencia a Nigéria por 1-0.

Os tunisinos continuavam sem soluções atacantes e os jogadores moçambicanos criavam mais jogadas de perigos, já perto do intervalo Miro vai a linha e cruza com precisão para Dário Monteiro que remata mas encontra um defesa no caminho para a baliza da Tunísia.

O intervalo chegou com o nulo no resultado e também zero remates da Tunísia à baliza de Kampango. Para a segunda parte a Tunísia fez algumas mexidas e melhorou o seu jogo criando algumas situações de perigo, até porque a Nigéria empatava com o Quénia, e os tunisinos tinham que ganhar para garantir a sua presença no Mundial.

Mas o mambas estavam numa tarde de inspiração, e galvanizado pelo apoio dos adeptos no estádio e pelo país fora, chegavam com cada vez mais perigo a baliza adversária.

Aos 57 minutos Domingues desmarca Dário Monteiro que, com a baliza escancarada, remata forte e colocado mas o guarda redes tunisino salva o golo.

Até que aos 83 minutos Gonçalves, que entrara para o lugar Genito, recebe a bola faz um compasso de espera para os seus colegas subirem no terreno põe o esférico em Domingues que combina com Tico Tico, o capitão segura a bola até o momento certo em que a coloca em Dário Monteiro, que mesmo pressionado por dois defesas remata forte e colocado para mais defesa com os punhos do guarda redes tunisino, a bola fica novamente a mercê Dário Monteiro que remata novamente e desta vez ninguém pára a bola até este anichar-se no fundo das malhas da Tunísia.

 

 

 

Estava feito o golo de Moçambique para festa de milhares de adeptos de Moçambique no estádio da Machava e outros milhões, que pela rádio ou televisão, acompanhavam a partida pelo país fora. A Tunísia, que em todo jogo não conseguiu encontrar-se, estava derrotada e eliminada do Mundial, no outro jogo do grupo a Nigéria vencia ao Quénia por 3-2.

No final foi a festa dos Mambas e dos seus fãns, que 12 anos depois estão de regresso ao convívio das 16 melhores selecções africanas que apartir de 10 de Janeiro disputam o Campeonato Africano de Futebol em Angola.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!