Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mambas eliminados do CAN- 2010

A selecção moçambicana de futebol, os “Mambas”, perdeu quarta-feira diante da congénere da Nigéria por três bolas sem resposta, em partida a contar para a terceira e última jornada da primeira fase do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se disputa em Angola. Osazi Odemwinge foi o autor dos dois primeiros golos da partida. O primeiro aos 44 minutos da primeira e o segundo aos dois minutos da etapa complementar.

Obafemi Martin carimbou a vitória aos 86 minutos, vantagem que as “Super Águias” geriram até ao apito final do encontro. A pesada derrota consentida pelos Mambas deita por terra todas as expectativas de uma eventual qualificação para os quartos de final, terminando a prova com apenas um ponto conseguido no empate frente ao Benin. Assim, seguem em frente, no Grupo “C”, os “Faraós” do poderoso Egipto que amealharam nove pontos juntamente com as Super Águias com seis, mercê da vitória frente ao Benin e Moçambique, respectivamente.

No desenrolar dos acontecimentos, o árbitro da partida exibiu a cartolina amarela para os jogadores Miro, Dominguez, Genito, Tico-Tico e o guarda-redes Kampango. O seleccionador nacional, o holandês Mart Nooij, substituiu Genito por Josimar, Momed Agi por Dário Monteiro e Danito Parruque substituiu Miro. Esta foi a quarta presença de Moçambique em fases finais do Campeonato Africano das Nações. Os “Mambas” tiveram uma prestação assinalável na fase de qualificação, onde travaram duelos interessantes com colossos do futebol africano, como são os casos da Nigéria (que empatou em Maputo) e Tunísia.

A primeira presença de Moçambique num CAN registou-se em 1986 altura em que esteve integrado no mesmo grupo que do Egipto, tendo somado derrotas nos três jogos da primeira fase. Na estreia Moçambique perdeu por 0-3 diante da Costa do Marfim, para na segunda jornada voltar a perder diante do Senegal por 0- 2, encerrando a sua participação com uma derrota por 2-0 diante da equipa anfitriã, o Egipto.

Em 1996, os “Mambas” voltaram a marcar presença no CAN disputado na vizinha África do Sul. Estando integrados no Grupo D, chegaram ao seu primeiro ponto e golo (de autoria do actual capitão Tico- Tico) neste tipo de competição, ao empatarem a uma bola com a Tunísia. Nas restantes partidas, a selecção moçambicana perdeu (0-1) no confronto com a Costa do Marfim e (0-2), diante do Gana.

Moçambique marcou nova presença num Campeonato Africano das Nações, desta feita disputado em Burkina Faso, em 1998. Integrado no Grupo D, os “Mambas” voltaram a cruzar o caminho do Egipto que voltou a vencer por 0-3 e no confronto com outro adversário magrebe, o Marrocos, perdeu por 0-3. No embate com a Zâmbia, adversário da mesma região, os “Mambas” lograram marcar um golo por intermédio de Avelino, mas o tento foi insuficiente para impedir uma derrota por 1-3.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!