Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Malema sob fortes ameaças de cólera

A epidemia de cólera que, desde os princípios de Fevereiro corrente, se abate sobre o distrito de Malema poderá, a quaquer altura, afectar o Centro Internato Eduardo da Silva Nihia, localizado a cerca de 300 metros da administração do distrito.

Ostentando o nome de um destacado combatente das antigas Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM) e actual conselheiro do Chefe de Estado, natural daquela região, a instituição alberga 168 estudantes de ambos os sexos e apresenta-se vulnerável à várias enfermidades, com destaque para as diarreias e malária, em face do seu dificiente sistema de saneamento.

A directora distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Zaina Camilo Soares, está preocupada como crescente número de casos de cólera na sede do distrito, incluindo o Posto Administrativo de Mutuali, que faz limite com os distritos de Gurué e Cuamba, nas províncias de Zambézia e Niassa, respectivamente, regiões onde a doença fez já mais de vinte óbitos.

O governador de Nampula, que, recentemente, trabalhou naquele distrito, deparou-se com todo o tipo de imundície no centro, a partir dos lavabos, que é atribuída às deficientes condições em que se encontra, actualmente, a tubagem de água da rede que abastece aquele estabelecimento educacional. No Centro “Eduardo Nihia”, Tocoli deparou-se, igualmente, com o problema de escassez de redes mosquiteiras para os alunos, tendo recomendado ao governano local para , em coordenação com os responsáveis do centro, encontrar formas de se corrigirem tais cenários.

O governador manifestou-se, também, desagradado com a prática da agricultura nas imediações do Centro de Saúde local, observando o descabimento de se fazer procução agrícola tão próximo daquela unidade sanitária quando existe muita terra em Malema. Wamphula fax apurou, ainda, que o distrito de Malema é sistematicamente fustigado pela malária, que constitui a principal causa de internamento, seguida de darreias agudas e anemias.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!