Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Malangatana : Honoris Causa pela Universidade de Évora

O doutoramento Honoris Causa ao pintor moçambicano, Mestre Malangatana Valente Ngwenia, teve lugar na manhã de ontem, dia 11, na Sala de Actos da Universidade de Évora, cerimónia que tem lugar no ano em que se assinalam 50 anos da sua obra.

“A sua dimensão artística e o compromisso que assumiu com os valores do humanismo foram alguns dos motivos que levaram a esta distinção”, lê-se no comunicado emitido por aquela Universidade que reforça as razões salientando, a propósito, que, “a denúncia da opressão, a defesa da liberdade e a promoção do desenvolvimento social e cultural das populações foram questões que marcaram grande parte da vida de Malangatana, cuja obra é reconhecida internacionalmente”.

Ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, por ser o padrinho, coube fazer o elogio (laudatio) do doutorando Malangatana que, por sua vez, pronunciou um agradecimento final, depois de ter recebido o diploma e de lhe terem sido impostas as insígnias, o estolão e o colar com medalha. Refira-se que por ocasião desta cerimónia, a Universidade de Évora inaugurou a exposição “Malangatana – 50 Anos de Pintura nos 450 Anos da Universidade”, que conta com o alto patrocínio do antigo Presidente da República Dr. Mário Soares e com o apoio da Embaixada de Moçambique.

“Malangatana – 50 Anos de Pintura nos 450 Anos da Universidade”, que está patente até 28 de Março próximo, no Palácio D. Manuel, em Évora, tem como objectivo traçar uma retrospectiva da vasta obra na área da pintura, representada em inúmeros museus e colecções privadas em todo o mundo e reúne 50 trabalhos produzidos de 1950 até aos dias de hoje, ilustrativos das suas diferentes fases.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!