Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mal vista a indicação de Pantie para secretário interino da Frelimo na Zambézia

Critica-se, na província da Zambézia, a indicação, pela Verónica Macamo, de Sérgio Pantie para ocupar o cargo de secretário interino da Frelimo a nível provincial, com tantos quadros que o partido no poder tem naquela província.

Depois da queda do Primeiro Secretário da Frelimo, na Zambézia, Ernesto Candrinho,há duas semanas, a Frelimo tem sido gerida pela Verónica Macamo, que levou consigo outro membro da Frelimo.

Trata-se de Sérgio Pantie, que também anda pelas bandas da Zambézia e, em particular, na cidade de Quelimane.

Sabe-se que Verónica Macamo é a chefe da brigada central da Frelimo na Zambézia, dai que assume o cargo de secretário interino da Frelimo, uma vez que Candrinho foi corrido sem, até hoje, ter sido notificado por escrito, conforme ele próprio disse, no dia 7 de Abril corrente, aos microfones da televisão STV.

Porém, com as tarefas que Verónica tem na Assembleia da República, há algumas coisas que lhe fogem, por isso procurou um adjunto-interino. É este adjunto-interino que não é visto com bons olhos no seio da Frelimo ao nível da Zambézia.

Os membros da Frelimo na Zambézia questionam murmurando o porquê de Sérgio Pantie substituir a Verónica Macamo, parece que não há quadros da Frelimo na Zambézia. Isso cria raiva no seio dos “camaradas”, mas como não podem falar, vão engolir a seco as decisões tomadas pelas altas hierarquias do seu partido.

“É isso que cria descontentamento e no fim a Frelimo perde” – disseram alguns camaradas com cara tapada.

Mesmo com estes murmúrios, os membros da Frelimo dizem que vão aguentar este menosprezo que os órgãos do partido, ao nível central, dedicam-lhes.

Mas porquê Pantie?

Ora, as analises mais minuciosas feitas por pessoas que conhecem a Frelimo revelam que Pantie não tem espaço em Tete, por isso, com o aproximar do Congresso da Frelimo, a realizar-se, em Setembro próximo, em Cabo Delgado, o jovem Pantie deve estar a procurar encoste para ter uma entrada triunfal na Comissão Política depois do Congresso.

Aliás, isso acontece sempre com aqueles camaradas que não têm inserção nos seus círculos eleitorais.

Raimundo Pachinuapa, veterano da luta de libertação nacional, que, por sinal, é do círculo eleitoral da cidade onde realizar-se-á o congresso, levaram-lhe a Zambézia para constar na lista dos deputados do círculo eleitoral da Zambézia e, ai conseguiu entrar.

Nhelety Mondlane também é um exemplo que os informadores do DZ na Frelimo apontam como sendo mais um destes truques, que está a ser usado para o jovem Pantie.

Entretanto, sabemos que Sérgio Pantie foi colocado como um homem que vai ver e guiar o processo de eleição do primeiro secretário provincial, acto que, certamente, vai acontecer até ao final desta semana, conforme garantias da Verónica Macamo, este Domingo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!