Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais um caso de desvio de fundos descoberto na Educação

Desde Fevereiro de 2013 que o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) está a investigar mais um caso de desvio de fundos no sector da Educação, envolvendo, desta feita, um director de uma escola primária da província de Gaza.

O porta-voz desta instituição, Bernardo Duce, não indicou o valor desviado, revelando apenas que o indiciado foi detido pelas autoridades policiais locais depois de ter sido encontrado em flagrante delito, em circunstâncias também não detalhadas pelo informante.

De lembrar que um processo-crime está em tramitação nas instâncias judiciais, desde Novembro de 2012, envolvendo quatro funcionários do Ministério da Educação (MINED) acusados de um rombo financeiro que está acima de cinco milhões de meticais.

Um outro caso de corrupção acabado de dar entrada no GCCC está relacionado com a tentativa de plágio num concurso de contratação de pessoal para a Autoridade Tributária de Moçambique (AT), em troca de 85 mil meticais cobrados a um dos candidatos por um funcionário local.

No geral foram tramitados ao longo do passado mês de Fevereiro 46 processos-crime contra a corrupção nas instituições do Estado, dos quais 12 já estão em julgamento e quatro dos acusados detidos. No mês anterior de Janeiro, o Gabinete Central de Combate à Corrupção tramitou 36 processos-crime, dos quais 13 estão em julgamento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!