Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais um banco abandona Maputo Shopping Centre

O Millennium BIM deverá tornar-se no terceiro banco a encerrar o seu balcão no “Maputo Shopping Centre”, centro comercial do empresário moçambicano Momade Bachir Suleman, acusado de ser ‘barão de droga’ pelos Estados Unidos da América (EUA). Com efeito, segundo o semanário ‘Domingo’, desta semana, o Millennium BIM vai encerrar a sua agência naquele local no próximo dia 30 de Junho em curso.

A sucursal do ‘Barclays Bank’ em Moçambique foi a primeira instituição financeira a anunciar formalmente o encerramento do seu balcão, seguido do Banco Comercial de Investimento (BCI).

A decisão destas instituições financeiras de cancelarem as suas actividades no maior centro comercial de Moçambique surge algumas semanas depois de Momade Bachir Sulemane ter sido acusado pelo governo norte-americano de ser um ‘barão da droga’, passando a fazer parte de uma lista de traficantes.

O Presidente Obama declarou, no passado dia 1 de Junho, ao Momade Bachir Suleman barão de droga nos termos da ‘Lei Kingpin’, de 1999, que dá luz verde ao Governo norte-americano para impor sanções económicas e financeiras contra traficantes de droga estrangeiros.

Assim, em conformidade com a lei de designação de barões de droga estrangeiros, o Departamento do Tesouro dos EUA, através do Gabinete de Controlo de Bens Estrangeiros (OFAC), alistou três empresas, nomeadamente o Grupo MBS, Kayum Centre e Maputo Shopping Centre, como traficantes de narcóticos especialmente designados, devido ao facto de serem da propriedade de Mohamed Bachir Suleman ou estarem sob o seu controlo.

Como resultado, todos os cidadãos, empresas e instituições americanas estão proibidas de manter relações comerciais com as empresas de Bachir.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!