Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de mil trabalhadores sazonais inscritos na Segurança Social

Um total de 1.425 trabalhadores sazonais da empresa Maragra Açúcar, no Distrito da Manhiça, província de Maputo, acabam de ser inscritos no Sistema de Segurança Social, anuncia o Ministério do Trabalho (MITRAB) em comunicado recebido pela AIM.

O processo de inscrição daqueles trabalhadores, compostos por cortadores de cana-de-açúcar, sachadores, aplicadores de pesticidas e herbicidas, bem como operários da fábrica, foi precedido de palestras sobre a importância de seu registo no sistema de Segurança Social.

As palestras tiveram lugar de 4 a 24 de Abril corrente naquela unidade fabril e foram orientadas por uma brigada do Ministério do Trabalho (MITRAB), constituída por funcionários do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e da Inspecção-Geral do Trabalho.

“Este número faz parte de 3.383 trabalhadores sazonais a serem contratados por aquela empresa açucareira para a campanha de colheita de cana referente a 2012, iniciada em Janeiro último e cujo término está previsto para Setembro próximo”, destaca o documento.

Ainda no âmbito da realização das palestras naquela empresa açucareira, constatou-se que 259 trabalhadores sazonais que já tinham sido inscritos, em ocasiões anteriores, já descontam para o Sistema de Segurança Social desde Maio de 2011.

Em tempos, aquele grupo de trabalhadores da Maragra não se mostrava favorável a inscrição no Sistema, alegadamente por ser sazonal.

A Maragra conta, actualmente, com 947 trabalhadores efectivos inscritos e a contribuir para o Sistema de Segurança Social, para além dos trabalhadores sazonais recentemente integrados.

Num outro desenvolvimento, o documento destaca que funcionários das Delegações Provinciais do INSS participam, desde o passado dia 10 Abril, na formação em Segurança Social e Procedimentos do Funcionalismo Público.

A capacitação, que se prolongará até ao próximo dia 11 de Maio, tem como objectivo dotar os funcionários recém-admitidos na instituição e os que nunca se beneficiaram da formação no domínio daquelas matérias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!