Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 90 Valas comuns descobertas na Líbia

Mais de 90 valas comuns foram encontradas em diferentes regiões da Líbia, graças à ajuda de organizações especializadas, anunciou o Ministério líbio das Famílias dos Mártires e Desaparecidos, num comunicado divulgado por ocasião da celebração do Dia dos Desaparecidos.

A nota precisa que foram desenterrados 435 corpos e identificados 125 dos cerca de dois mil e 600 desaparecidos registados pelo Ministério, que será apoiado pela instauração de um laboratório de teste ADN e de um centro de saúde legal para além da formação de equipas especializadas para levar a cabo os testes nas amostras de identificação.

Cerca de mil e 600 amostras de identificação foram colhidas e enviadas para testes ADN no estrangeiro, entre as quais 200 foram colhidas dos restos mortais descobertos e 450 outras fornecidas pelos membros das famílias afetadas.

O comunicado indica que o processo dos desaparecidos líbios “toma em conta os soldados desaparecidos em guerras levadas a cabo pelo regime de Kadafi, os combatentes executados sem julgamento, em prisões como nas matanças da cadeia de Abou Salim. Segundo o texto, a nova Líbia trata “muito seriamente este dossiê”, tendo criado um Ministério que se ocupa da pesquisa dos restos mortais e das valas comuns, efetuando ao mesmo tempo recolha de amostras de ADN nas famílias dos desaparecidos para a sua identificação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!