Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 200 pessoas violentadas este ano em Maputo

Pelo menos 217 cidadãos foram submetidos a vários tipos de violência doméstica, no primeiro trimestre do ano em curso, na capital moçambicana, segundo o Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica, que indica que no mesmo período do ano passado foram registados 270 casos.

Das vítimas constam apenas nove homens, o que indica que persiste o elevado número de mulheres e crianças sujeitos ao mal a que nos referimos. Maria Sopinho, chefe do Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica, disse que 33 mulheres sofreram violência física e outras 32 sofreram violência patrimonial.

Relativamente aos menores, 20 ficaram privados de assistência alimentar, 18, de idades compreendidas entre zero e 17 anos, foram abusadas sexualmente, sete sofreram violência moral, quatro agredidos fisicamente com gravidade e três petizes maltratados.

O Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica acolheu 18 crianças que encontradas na via pública e dois idosos abandonados na rua por motivos desconhecidos. As vítimas foram encaminhadas à Acção Social.

Maria Sopinha apela à população, sobretudo às vítimas, para que denuncie esses crimes. “O que leva muita gente a aguentar os maus tratos é ser dependente e principalmente doméstica”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!