Mais de cento e quarenta crianças carenciadas vão receber, gratuitamente, no ano lectivo 2013, cujo arranque está previsto para 14 de Janeiro, uniforme e material escolar. A medida é dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, visa reter os petizes na escola uma vez que dela desistem bastante.
A oferta abrange as crianças residentes em 11 Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), dos postos administrativos de Corone, Namialo e da Vila-sede do distrito de Meconta, a 120 quilómetros da cidade de Nampula, Norte de Moçambique.
Dados do sector da Educação do distrito de Meconta indicam que estão disponíveis 224.325 meticais que sobraram do dinheiro que em 2012 havia sido alocado para as de bolsas de estudo destinadas a 16 professores.
O director dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia de Meconta, Augusto Uanheque, disse que as referidas bolsas estavam orçadas em 275 mil meticais, dos quais apenas 27 mil foram gastos. O restante irá servir para comprar os referidos materiais escolares para aqueles que deles estão desprovidos.
“Queremos reduzir a taxa de desistência no próximo ano, daí que a opção é apoiar aquele grupo social”. Acrescentou que do total dos beneficiários, trinta são de três escolas secundárias.