Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 100 pessoas empurradas para o desemprego em 2012 em Maputo

Cerca de 100 pessoas caíram no desemprego ao longo de 2012 na sequência do encerramento de seis unidades industriais de micro e pequena dimensões da cidade de Maputo.

Maioritariamente, os encerramentos ficaram a dever-se à acumulação de dívidas de impostos, junto do INSS, falta ou precárias condições de segurança e higiene no trabalho, segundo fonte do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

Este departamento do Governo acrescenta ainda que os sectores mais afectados são da panificação e pequenas fábricas de produtos alimentares, bebidas alcoólicas e sumos. A fonte salientou que na lista aparece uma firma gráfica que também fazia trabalhos de marketing e publicidade, mas não nomeou nenhuma delas.

Em contacto com o Correio da manhã, a responsável pelo cadastro de pedidos de licenciamento de actividades industriais e comerciais no Balcão de Atendimento Único (BAÚ) do Governo da cidade de Maputo, Emília Macuácua, adiantou que aquelas seis unidades industriais só poderão reactivar a sua actividade depois de regularizarem os incumprimentos, cenário que geralmente se torna uma miragem.

Macuácua referiu ainda que várias outras unidades do ramo instaladas na capital moçambicana apresentam “algumas irregularidades leves” no seu funcionamento, pelo que também o MIC poderá deixar cair sobre elas a sua mão pesada a qualquer momento.

Refira-se que, entre 2011 e 2012, o Governo da cidade de Maputo aprovou 92 novas propostas de investimento para a Indústria e Comércio, avaliadas em cerca de 11,5 milhões de dólares norteamericanos, com potencial de criar 886 novos postos de emprego (Cm N.º 3982, pág. 3).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!