Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 100 morrem em confrontos no Congo dias antes de eleição

Mais de 100 pessoas morreram em confrontos entre grupos étnicos rivais no norte da República Democrática do Congo nesta semana, disseram ativistas locais nesta quarta-feira, e o governador da capital Kinshasa, Andre Kimbuta, ordenou a suspensão da campanha na cidade antes da votação de domingo por razões de segurança.

Os combates na província de Mai-Ndombe foram alguns dos piores a atingirem a área normalmente pacífica em anos, e ocorreram dias antes das longamente adiadas eleições presidencial, legislativas e provinciais, que muitos temem ser alvo da violência.

A luta entre os grupos étnicos batende e banunu irrompeu no domingo por causa da localidade disputada do enterro de um chefe banunu, disse Jules Bango, ativista da cidade de Yumbi, às margens do Rio Congo.

“Hoje identificamos quase 120 mortos, e há 71 outros feridos no hospital”, disse Bango à Reuters. Muitas pessoas fugiram pelo rio para a vizinha República do Congo, acrescentou. Outro ativista local, falando sob condição de anonimato, disse que o saldo de mortes pode chegar a 150.

Ele disse que as próximas eleições, nas quais líderes batende estão apoiando a coalizão governante e líderes banunu apoiam candidatos da oposição, elevaram as tensões entre os dois grupos.

O governador de Mai-Ndobe não respondeu de imediato a pedidos de comentário.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!