Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 100 mil inscritos para exames extraordinários

Foram inscritos em todo o país 111.587 alunos no Ministério da Educação e Cultura para os exames extraordinários a realizar já em Julho. Para a décima e segunda classe, registaram-se 76.899 inscrições, o que corresponde a um aumento na ordem de 40,6 por cento. Enquanto para a décima classe, existem 34.688 candidatos, o equivalente a um crescimento de 23 por cento.

De acordo com Jafete Mabote, director nacional de Exames e Certificação de Equivalências, foram já criados 130 centros de exames em todo o país, 84 dos quais para a décima classe. E as províncias da Zambézia (com 18), Nampula e Tete (com 12 cada uma), absorvem o maior número. Em relação à décima e segunda classe foram criados 46 centro em Nampula e 6 na cidade de Maputo, enquanto as províncias de Maputo, Manica e Sofala contam com 5 centros cada.

O mesmo responsável revelou que o primeiro grupo de supervisores dos exames encontra-se já nas províncias, desde domingo, e que o outro só se deslocará no próximo dia 11 de Julho. Jafete Mabote garante, ainda, que foram já instalados os “softwares” destinados ao registo dos candidatos no preenchimento da folha de resposta para evitar constrangimentos. E alerta para a necessidade dos alunos inserirem com a devida concentração os códigos e disciplinas sob o risco de não obterem os resultados.

Refira-se que aos exames extraordinários só são admitidos os candidatos que não estejam matriculados em escolas públicas ou privadas. Os infractores serão penalizados. Também correm o risco de reprovação os examinandos que forem surpreendidos com telemóveis na sala de exame.

Para melhor preparação, o Ministério da Educação e Cultura disponibiliza tópicos dos exames aos candidatos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!