Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais água para o distrito de Chemba

Pelo menos 40 fontes de abastecimento de água potável serão abertas ainda no decurso deste ano, no distrito de Chemba, na província central de Sofala, o que irá elevar de 40 para 60 porcento o nível de abastecimento de água naquele distrito.

O Administrador de Chemba, António Januário, disse a AIM que, presentemente, aquele distrito conta com um total de 66 poços de abastecimento de água, realçando que em 2008 o Governo distrital desencadeou um programa de reabilitação de fontes de água avariadas, que abrangeu 30 unidades. Januário disse ser desejo do distrito fornecer água potável a toda a população de Chemba, “mas, presentemente, isso não é possível, uma vez que temos pessoas que ainda percorrem longas distâncias para alcançar uma fonte de água”.

Segundo aquele responsável, no distrito de Chemba, uma fonte de água abastece, em média, cerca de 500 pessoas, sendo que a população daquele distrito é de 63.981 habitantes, “e nós acreditamos que com a abertura de 40 novas fontes, iremos elevar o nível de abastecimento de água de 40 para 60 porcento, o que será extremamente positivo”.

António Januário revelou ainda a AIM que o plano do Governo distrital de Chemba para 2010 prevê a abertura e/ou reabilitação de 30 fontes de abastecimento de água. “Devo sublinhar que o financiamento para as actividades do próximo ano está assegurado, pelo que o plano vai ser cumprido”, garantiu. Por outro lado, ao nível da vila sede de Chemba, foi incrementada a capacidade de abastecimento de água, “dado que nós estavamos a bombar 40 mil litros por dia para cerca de 2.000 pessoas ali residentes, e a partir do ano passado a quantidade de água bombeada passou para 60 mil litros/ dia, representando um aumento de mais de 50 porcento”.

De acordo com o Administrador de Chemba, o plano do Governo distrital de melhoramento do abastecimento de água inclui ainda a construção de dois pequenos sistemas de fornecimento deste líquido em igual número de postos administrativos. O plano de expansão e melhoramento do abastecimento de água em Chemba é coordenado pela Direcção Provincial das Obras Públicas e Habitação e contempla ainda os distritos de Gorongosa, Marínguè, Dondo, Nhamatanda, Muanza e Dondo.

Nestes distritos, registam-se também avanços na reabilitação e expansão de sistemas de abastecimento de água às comunidades, prevendo-se que nos próximos tempos o nível de cobertura ultrapasse os 50 porcento e se aproxime da meta do Objectivo do Desenvolvimento do Milénio, que é de 56 porcento nos meios rurais até 2015.

A actual taxa de cobertura em termos de abastecimento de água nas zonas rurais é, em geral, superior a 50 porcento, representando um crescimento assinalável face a 2004, em que a mesma se fixava em cerca de 40 porcento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!