O estado de saúde do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela continua a ser grave porém ele está estável, disse a Presidência sul-africana em comunicado no princípio da tarde desta terça-feira (11), o quarto dia que Madiba passa num hospital em Pretória devido a uma infeção pulmonar.
Mandela, de 94 anos, foi internado no sábado e a presidência sul-africana informou então que estava em estado “grave mas estável”.
Na África do Sul a situação é vivida com orações e com uma crescente aceitação, por parte dos sul-africanos, de que o seu herói estará a aproximar-se do fim da vida.
Na segunda-feira (10) a segurança em torno do hospital Mediclinic Heart, em Pretória, foi reforçada, com a polícia a montar um cordão de segurança em torno da entrada e a inspecionar veículos e peões.
Ainda ontem Mandela foi visitado no hospital pela ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela e pela filha de ambos Zindzi.
A atual mulher de Mandela, Graça Machel, tem estado ao lado do ex-presidente desde que deu entrada no hospital.
As autoridades têm divulgado pouca informação sobre o estado de Mandela, mas o Nobel da Paz tem uma longa história de problemas pulmonares desde que foi diagnosticado com tuberculose em 1988. Esta é a quarta hospitalização em sete meses do homem que é considerado um símbolo da paz e o pai da “Nação Arco-Íris”.
O primeiro presidente negro da África do Sul, que liderou o combate contra o regime segregacionista do ‘apartheid’, faz 95 anos a 18 de julho.