Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Machambas de Catuane e Zitundo inundadas

O distrito de Matutuíne, na província de Maputo, no Sul de Moçambique, está a ser afectado por inundações devido a descargas descoordenadas efectuadas pela África do Sul a montante do Rio Maputo.

De acordo com o Administrador de Matutuíne, Mário Daniel Bombi, as inundações alagaram 392 hectares de culturas diversas, afectando 832 famílias dos postos administrativos de Catuane e Zitundo, naquele distrito fronteiriço.

“Embora tenham reduzido as descargas, as machambas continuam alagadas. Normalmente quando há este tipo de situação, as águas só desaparecem no mês de Agosto. Estes problemas acontecem entre Dezembro e Janeiro de todos os anos, mas desta vez fomos colhidos de surpresa”, disse.

Bombi acrescentou que, “desta vez, eles (os sul-africanos) não emitiram nenhum comunicado como é de costume, com o conhecimento da Ara Sul, nós só vimos as águas a inundarem as machambas”.

Neste momento, o Governo distrital está a fazer o aprovisionamento de sementes para a prática da agricultura na zona alta, como forma de garantir que os camponeses afectados possam produzir para a sua alimentação.

Moçambique e África do Sul partilham o Rio Maputo e entre os dois países há acordos de utilização e gestão coordenada dos recursos hídricos naquela bacia já assinados.

Um dos problemas que existe entre os dois países ao nível desta bacia é a falta de coordenação nalguns momentos, que leva a inundação de culturas, colocando em situação difícil várias famílias naquela zona do país.

A AIM apurou, no terreno, que no ano passado as inundações resultantes das descargas efectuadas pela África do Sul resultaram na destruição de uma ponteca e uma represa ao longo do Rio Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!