O prêmio Nobel sul-africano John Maxwell Coetzee figura entre os seis finalistas ao Man Booker Prize, que já venceu duas vezes, anunciou a organização do prêmio, em Londres. Se for premiado este ano, será o primeiro escritor da história a contar três Man Booker Prize.
JM Coetzee, que desta vez concorre com “Summertime”, uma autobiografia, foi homenageado com o importante prÉmio literário em 1983 com “Life and Times of Michael K” (“Vida e época de Michael K”) e em 1999 con “Disgrace” (“Desonra”).
Os outro cinco finalistas deste são todos britânicos: Hilary Mantel, com o romance histórico “Wolf Hall”; Sarah Waters, duas vezes finalista nos últimos anos com histórias lésbico-vitorianas, com o romance “The Little Stranger”; AS Byatt, que já foi premiado, com “The Children’s Book”; Simon Mawer, com “The Glass Room” e Adam Foulds, que aos 34 anos é o mais jovem entre os competidores deste ano, com “The Quickening Maze”. O Man Booker Prize, que distribui 50.000 libras (82.000 dólares) em prêmios, terá o vencedor de 2009 anunciado no dia 6 de outubro.