Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Lula gigante encontrada em Sofala

Uma espécie marinha de lula com peso de 4,6 quilos e comprimento de 1,24 metros, foi capturada por uma embarcação da empresa Pescamar, no Banco de Sofala, e entregue na passada segunda-feira à delegação do Instituto de Investigação Pesqueira (IIP) na Beira.

As espécies de lulas mais frequentes no Banco de Sofala medem 30 centímetros e são conhecidas por lulas riscada e jóia, tal como explicou ontem ao “Diário de Moçambique”, Narci Nuro de Premegi, delegado do IIP de Sofala, ao referir-se à raridade daquele molusco nas mencionadas águas de Moçambique.

Premegi, biólogo marinho, disse que a lula gigante apareceu como fauna acompanhante nas redes de arrasto da Pescamar, precisando que, pelas características da espécie, trata-se da lula indiana, conhecida cientificamente por ”LOLIGO DUVAUCELI”.

“Por isso, a Pescamar quando capturou a espécie trouxe para o Instituto de Investigação Pesqueira, a fim de a instituição efectuar a suas investigação. Nós concluímos que esta lula praticamente não existe no Banco de Sofala. A existir, a espécie pode ter emigrado de qualquer ponto”, referiu a fonte, precisando que a ideia é colocar o molusco no museu. A lula mais comum é capturada com frequência no norte do Banco de Sofala, como fauna acompanhante, visto que não existe no país uma pesca orientada a esta espécie.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!