Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2014: Eboh garante vitória do Ferroviário de Nampula; Muçulmanos empatam em Quelimane

Um golo de Eboh garantiu os três pontos ao Ferroviário de Nampula e acabou com a série vitoriosa do seu homónimo de Maputo, que continua em igualdade pontual com o Têxtil do Púnguè na zona de despromoção. Os locomotivas de Nampula ainda encurtaram distância para o líder, a Liga Muçulmana, que nesta 18ª jornada do Moçambola empatou na sua deslocação a Quelimane.

Na partida que foi disputada na tarde deste domingo (24) no relvado sintético do Estádio da Machava, a equipa orientada por Vítor Pontes entrou praticamente ao ataque diante de um Ferroviário de Nampula que desde os instantes inicias entregou as rédeas do jogo ao seu rival. O técnico dos locomotivas de Maputo escalou a sua equipa no clássico 4-3-3, com Luís a ser o elo de ligação entre os médios e os avançados, enquanto Diogo a direita, Andro na esquerda e Henriques como ponta de lança eram o trio de ataque.

Já Rogério Gonçalves foi bastante cauteloso entrando num 4-2-3-1, com prespectiva de surpreender o seu compatriota com as jogadas de contra-ataque. O Ferroviário de Maputo foi a primeira formação a criar perigo. Decorria o minuto 4 quando Andro flectiu da direita para o meio e perto da linha da grande área rematou para uma defesa atenta de Germano.

A locomotiva da capital da chamada capital da zona norte no primeiro quarto de hora não criou lance digno de registo, pelo que optava em baixar as suas linhas na espectativa de explorar a velocidade de Vivaldo e Eboh que eram duas sectas apontadas a baliza de Leonel. À passagem do minuto 17 Andro ganha a bola na quina da área e com um passe magistral descobre Diego no segundo poste que desferiu um portentoso remate mas o esférico saiu por cima da baliza de Germano. No lance seguinte Timbe subiu pela esquerda e cruzou para a grande área, mas Danito Parruque sem marcação cabeceia ao lado.

Aos 22 minutos, diga-se, contra a corrente do jogo, o Ferroviário de Nampula chegaria ao primeiro golo, na sequência de uma perda de bola de Tchitcho, Óscar lança Dondo a esquerda que cruza para a grande área onde estava Eboh que sem oposição cabeceou para o fundo das redes de Leonel, que foi mal batido.

Volvidos três minutos após o golo da formação forasteira, na sequência de um livre de Andro, Ernest desvia a bola com o braço e o árbitro, Samuel Chirindza, assinalou castigo máximo a favor dos locomotivas de Maputo. Gabito chamado a cobrar rematou por cima.

Antes do intervalo o Ferroviário de Maputo criou duas oportunidades para chegar ao empate mas Germano com duas defesas espantosas conseguiu manter as suas redes invioláveis, permitindo que a formação nampulense fosse ao intervalo em vantagem.

Desta vez as alterações de Vítor Pontes não surtiram efeito

No reatamento a equipa do português Vítor Pontes voltou a entrar na mó de cima empurrando o seu rival para o seu sector mais recuado. Tal como havia acontecido na primeira etapa, os locomotivas da capital do país foram os primeiros a criarem perigo, decorria o minuto 55, quando Henriques encostado a direita fez um centro-remate e o recém – entrado Graven por centímetros falha a emenda.

O Ferroviário de Nampula continuava com o seu jogo defensivo, o que de certa forma permitiu que os anfitriões alugassem o seu mesmo campo. Aos 61 minutos na sequência de um livre a castigar uma falta de Hipo sobre Barrigana, Andro desfere um portentoso remate para mais uma excelente defesa Germano.

Os maquinistas da capital do país continuavam a procura do golo do empate, mas os seus avançados eram bastantes perdulários na zona rigor. A equipa de Rogério Gonçalves fez o primeiro remate nesta etapa quando faltavam seis minutos para o término da partida, Massaua subiu pela direita e colocou a bola nos pés de Hipo que desfere um míssil que passa a poucos centímetros da baliza de Leonel.

Nos instantes finais da partida o Ferroviário de Maputo fez tudo para chegar ao golo do empate, mas o seu homónimo soube se defender, vencendo no final por 1 a 0. Com esta derrota os locomotivas continuam na incómoda 11ª posição com 17 pontos, os mesmos do Estrela Vermelha da Beira no 12º lugar.

Líder travado em Quelimane e Chibuto goleia

A contar para a mesma ronda a Liga Muçulmana, foi travada na sua deslocação à província da Zambézia. Belmiro deu vantagem ao Ferroviário de Quelimane ainda na primeira parte mas Telinho, na etapa conclusiva, evitou aquela que seria a primeira derrota dos muçulmanos no Campeonato Nacional de Futebol. Com este empate os campeões em título viram a vantagem sobre o segundo classificado, o Ferroviário de Nampula, a ser reduzida de 10 para oito pontos de diferença.

Na cidade da Beira, o Ferroviário local recebeu e venceu o HCB de Songo por 2 a 1, numa partida em que os hidroéletricos foram os primeiros a marcarem por intermedio de Payo, mas na segunda parte a equipa de Lucas Barrarijo deu a volta no marcador com golos de Mário e Mambucho, este ultimo na marcação de uma grande penalidade.

Nas outras partidas referentes a jornada 18, o Clube de Chibuto humilhou a formação do Estrela Vermelha da Beira pelos expressivos 4 a 0, o Ferroviário de Pemba recebeu e venceu o Têxtil Púnguè pela margem mínima, enquanto o Desportivo de Nacala e o Maxaquene não foram além de um empate sem abertura de contagem.

Já no sábado na partida que abriu a 18ª jornada, o Desportivo de Maputo derrotou o Costa do Sol por 2 a 1.

 

Quadro de resultados da jornada 18

Costa do Sol 1 – 2 Desportivo de Maputo

Ferroviário de Maputo 0 – 1 Ferroviário de Nampula

Desportivo de Nacala 0 – 0 Maxaquene

Ferroviário de Quelimane 1 – 1 Liga Muçulmana

Clube de Chibuto 4 – 0 Estrela Vermelha da Beira

Ferroviário da Beira 2 – 1 HCB de Songo

Ferroviário de Pemba 1 – 0 Têxtil Púnguè

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!