Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2014: Locomotivas regressam as vitórias mas não descolam do Têxtil que também venceu

Moçambola 2014: Locomotivas regressam as vitórias mas não descolam do Têxtil que também venceu

Com golos de Andro e Graven o Ferroviário de Maputo voltou às vitórias, neste domingo (10), no dérbi contra o Desportivo, também de Maputo.  Noutro dérbi da 17ª jornada do Campeonato Nacional de futebol o Costa do Sol bateu o Maxaquene.

Logo nos primeiros instantes, a equipa de Víctor Pontes mostrou que vinha para este embate para vencer e dar um pontapé a crise de resultados, escalando a sua formação no clássico sistema de 4-4-2, face um Desportivo que entrou em campo com o seu habitual 4-3-3, Lanito jogava a frente de Cremildo e Geraldo, enquanto Jojo, Jair e Chana era o trio do ataque.

O primeiro lance digno de realce surgiu a passagem do terceiro minuto, quando Andro, na sequência de um livre a castigar uma falta de Hermínio sobre Diogo, rematou em arco para uma excelente intervenção de Wilson. Volvidos 12 minutos, na resposta dos alvi-negros, Jair flecte pela esquerda e cruzou para Lanito que com um toque subtil coloca Chana na cara de Leonel, mas o avançado não teve arte para visar a baliza, rematando ao lado.

A entrada do segundo quarto de hora a partida perdeu qualidade, com as duas equipas a falharem muitos passes e o jogo a tornar-se mais faltoso. No minuto 25, o Ferroviário de Maputo voltou a criar perigo junto a baliza de Wilson, Andro ganhou a bola no flanco esquerdo e cruzou para a pequena área, mas Henriques, por centímetros, falhou a emenda.

Na resposta Sidique completa subiu pelo flanco direito e cruzou para a marca de grande penalidade onde Jojó sem marcação desferiu um portentoso remate que saiu ao lado da baliza de Leonel.

Mas no minuto 35, os alvi-negros chegariam ao golo. Lanito, depois de uma excelente triangulação com Jojó, cruzou para a linha da pequena área onde Jair que sem marcação limitou-se a encostar para fazer o 1 a 0, para o desespero dos adeptos locomotivas que se viam na iminência de somar a terceira derrota consecutiva.

Antes do intervalo o Desportivo podia ter ampliado a vantagem, Solomon na tentativa de aliviar a bola coloca-a nos pés de Jojó que voltou a rematar ao lado da baliza de Leonel.

Uma segunda parte que apenas valeu pelos golos

Tal como aconteceu na primeira etapa, os locomotivas voltaram a entrar na mó de cima e volvidos três minutos após o apito do árbitro chegariam ao golo do empate. Luís ganhou bola no meio campo passou por doisadversários e com um passe magistral isolou Andro que a frente de Wilson limitou-se a escolher onde queria colocar o esférico.

Com o empate o jogo perdeu alguma qualidade e só de bola parada, no minuto 67, na sequência de um livre cobrado por Lanito, Jair criou perigo ao saltar mais alto do que toda defensiva do Ferroviário, mas o seu cabeceamento passou por cima da baliza de Leonel. Na resposta dos locomotivas, Timbe com um passe teleguiado isolou Luís que rematou forte para uma grande intervenção de Wilson.

Até que no segundo minutos de compensação a equipa de Víctor Pontes fez a reviravolta. Luís pegou na bola na linha do meio campo galgou terreno até a linha da grande área e desferiu um míssil que foi devolvido pela barra, na recarga Graven fixou o resultado em 2 a 1.

Com esta vitória o Ferroviário de Maputo mantém-se na 11ª posição com 17 pontos, os mesmos do Têxtil de Púnguè que nesta ronda foi atá ao Songo derrotar o HCB pela margem mínima.

Locomotivas de Nampula firmes na perseguição ao líder

Ainda neste domingo (10), o Ferroviário de Nampula recebeu e derrotou o Clube de Chibuto por 2 a 0.

No outro dérbi da capital moçambicana, o Costa do Sol derrotou o Maxaquene por 3 a 2, numa partida em que os canarinhos marcaram os três golos em nove minutos.

Na Beira, o Ferroviário local bateu o seu homónimo de Quelimane por uma bola a zero, enquanto o Estrela Vermelha da Beira recebeu e venceu o lanterna vermelha, Ferroviário de Pemba, por 2 a 0.

 

Confira o quadro de resultados da jornada 17:

Liga Muçulmana 1 – 0 Desportivo de Nacala

HCB do Songo 0 – 1 Têxtil do Púnguè Estrela

Vermelha da Beira 2 – 0 Ferroviário de Pemba

Maxaquene 2 – 3 Costa do Sol

Desportivo de Maputo 1 – 2 Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Nampula 2 – 0 Clube do Chibuto

Ferroviário da Beira 1 – 0 Ferroviário de Quelimane

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!