Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lixo reciclado produz som

Lixo reciclado produz som

Encontrámo-los no Centro Cultural Ntsindza, no bairro do Xipamanine, durante a sua rotina de ensaios. Trata-se de um grupo de jovens que encontrou uma forma diferente de fazer música. A banda Moz´Urb, que também é uma associação cultural, foi criada em 2002 e usa material reciclado para o fabrico de instrumentos musicais. Para tal, constituem matéria-prima: tambores velhos, tubos de canalização, tábuas de madeira, pneus velhos e chapas de zinco.

A banda, inicialmente composta por vinte elementos, tem hoje doze e resulta da fusão de quatro grupos dos bairros de Aeroporto, Hulene e Mincadjuine.

Segundo David Santiano, líder, alguns dos mentores deste projecto encontram-se a estudar música fora do país e outros já estão radicados na Alemanha, onde continuam a fazer música. O líder dos Moz´Urb diz que a sua banda toca “música ultracontemporânea, sendo que a mesma só é perceptível a pessoas com um nível de instrução muito acima da média.” Mas, também refere que tocam um pouco de Samba, Marrabenta, Jazz e Afro.

Com o lema “Lixo é Luxo”, a Moz´Urb conseguiu lançar dois álbuns, “És muito louco” em 2003 e “Nhansala” em 2004 gravado na França. Os dois trabalhos discográfi – cos ora editados com o apoio da “Lutheri Urban”, uma organização francesa, aínda não se encontram à venda no país devido à falta de recursos para a sua reprodução. Esta é uma das grandes difi – culdades que o grupo enfrenta, para além de não ter uma aparelhagem de amplifi cação de som. O material usado para o fabrico dos instrumentos musicais é, na sua maior parte, apanhado no lixo. Os elementos da banda dizem que aprenderam a construir e a afi nar os instrumentos através de um intercâmbio que tiveram com um grupo cultural da França, que em 2002 promoveu seminários na Casa Velha, em Maputo. Os actuais elementos da Moz´Urb são: David (Guitarrista), Zeferino (Percussionista), Catchassa (Baterista e Vocalista), Seis (Percussionista), Ahmad (Guitarrista), Americano (Guitarrista), Eloy (Vocalista), Spiwa (Baterista), Walter (Percussionista), Luís (Trompetista), Rafa (Percussionista) e Manecas (Percussionista).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!