O livro escolar de distribuição gratuita em Moçambique está ainda a caminho das sedes distritais, onde será armazenado para, a partir do final da próxima semana, começar a ser alocado às escolas.
Segundo a porta-voz substituta do Ministério da Educação (MINED), Antuia Mogne, cerca de 68 por cento dos livros foram, até ao momento, distribuídos aos distritos e acredita-se que estarão disponíveis nas escolas até à abertura do presente ano lectivo.
Este ano serão colocados à distribuição gratuita, 13.245.275 livros da 1ª a 7ª classes, número inferior ao alocado em 2010, calculado 14 milhões.
Todavia, a porta-voz considera que não há atrasos no processo de distribuição, uma vez que as aulas propriamente ditas arrancam no próximo dia 17.
‘O livro está a ser distribuído pelas províncias e acreditamos até a próxima semana todos estarão nos distritos, que, por sua vez, vão fazer a distribuição para as escolas” disse.
De acordo com Mogne, a filosofia do MINED é ter o livro no distrito e garantir que no primeiro dia de aulas esteja disponível na escola para o aluno.
“Não colocamos os livros logo na escola porque muitas não têm condições para o armazenamento do material. Mas quando as aulas iniciarem, todos os livros estarão na sala de aula à espera do aluno” garantiu a fonte.
Os alunos da primeira e segunda classes receberão todos os livros em simultanâo com os cadernos, enquanto os das terceira a sétima classes receberão o livro por empréstimo, devendo devolver à escola no fim do ano, para que os outros possam os utilizar no ano seguinte.
Entretanto, a danificação do livro escolar, bem como com a sua perda constituem preocupações para o MINED, uma vez que estas situações contribuem para a redução do número de material disponível para os alunos.