Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lisboa:Parque da Gorongosa na edição dos dias do desenvolvimento

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) será um dos presentes na edição deste ano (2009) dos Dias do Desenvolvimento, evento a decorrer nos dias 28 e 29 de Abril corrente na capital portuguesa, Lisboa.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, que este ano vai decorrer sob o lema “Ambiente” e que contará com a presença de cerca de 80 organizações e actores da cooperação, segundo um comunicado do PNG, recebido esta Terça-feira pela AIM.

Os participantes vão debater os caminhos para atingir o sétimo Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que pretende “integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais”, “reduzir para metade, até 2015, a percentagem de população sem acesso permanente a água potável” e “até 2020, melhorar significativamente a vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados”, diz o comunicado. Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio foram definidos em 2000 pelas Nações Unidas.

O objectivo desta segunda edição dos Dias do Desenvolvimento é “promover um debate produtivo” entre os vários intervenientes e construir “sinergias”, explicou aos jornalistas o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, João Gomes Cravinho, que hoje apresentou o programa da iniciativa. Como pano de fundo estará o facto de os países em desenvolvimento contribuírem “menos para as alterações climáticas”, mas terem também uma “menor capacidade” para a elas reagir, indicou.

O Ministério do Ambiente associouse à iniciativa, já que as alterações climáticas e a perda de biodiversidade “não se resolvem distanciadas do desenvolvimento”, sublinhou Fausto Brito e Abreu, adjunto do secretário de Estado do Ambiente, também presente na apresentação dos Dias do Desenvolvimento. João Gomes Cravinho realçou ainda que se pretende que esta segunda edição tenha “mais visibilidade”.

A primeira edição, realizada no ano passado, foi feita com “grandes condicionantes de tempo”. Mesmo assim, sublinhou o secretário de Estado, teve “grande adesão do público”, tendo sido visitada por “cinco mil pessoas”. Para a iniciativa deste ano já estão inscritas “mais de cem escolas”, que poderão usufruir de visitas guiadas. Para além de juntar especialistas, os Dias do Desenvolvimento têm o objectivo de fazer chegar a um “público alargado” um “assunto quase inexistente na comunicação social” – a cooperação para o desenvolvimento.

Greg Carr, o milionário norte-americano que está a reconstruir o Parque Nacional da Gorongosa, no Centro de Moçambique, será o convidado de honra desta edição, mas previstas estão também as presenças de Eveline Herfkens, coordenadora da campanha das Nações Unidas para os ODM, e de Claire Short, ministra do Desenvolvimento do Governo de Tony Blair. Blair foi substituído pelo actual Primeiro-Ministro britânico, Gordon Brown

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!