Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Linha de Sena será concluída dentro do prazo previsto

As obras de reconstrução da Linha de Sena, com 545 quilómetros de extensão, serão concluídos até Setembro próximo, o mais tardar até meados de Outubro. A garantia foi dada pelo Alto Comissário cessante da Índia, Rajinder Bhagat, no final da audiência concedida hoje, em Maputo, pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, para apresentar os cumprimentos de despedida depois de três anos ao serviço da diplomacia do seu país.

A linha de Sena, interrompida há 26 anos na sequência do conflito armando de 16 anos, estabelece a ligação ferroviária entre a cidade da Beira, província central de Sofala, e a vila carbonífera de Moatize, província de Tete (no centro).

O empreiteiro da obra é o consórcio indiano “RITES e IRCON (RICON)”. Segundo Bhagat, na audiência as partes passaram em revista o balanço dos três anos em que aquele diplomata esteve a exercer a missão no país, marcados pelo estreitamento das relações entre os dois Estados.

O diplomata indiano reiterou, por outro lado, a vontade do seu país de avançar com o mega-projecto de construção de uma fábrica de fertilizantes no Parque Industrial da Matola, província meridional de Maputo. A Índia, segundo Bhagat, já dispõe de financiamentos para o efeito, porém espera pela manifestação de interesse dos outros parceiros, bem como a disponibilidade do gás natural (recurso energético) essencial para operacionalizar o futuro “monstro industrial”.

A fonte disse igualmente que a Índia está a trabalhar em vários outros projectos, a serem concretizados muito em breve, que vão contribuir para o crescimento do país. A cerimónia contou com a presença de membros do Governo e altos quadros dos dois órgãos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!