Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ligações Clandestinas continuam a causar prejuízos a EDM

Mais de sete milhões de dólares norte americanos são considerados perdidos na empresa Electricidade de Moçambique ( EDM), em Nampula, entre o período 2005 a 2008, como consequência de ligações clandestinas de energia, roubo e sabotagem de material eléctrico.

Estes dados constam do informe apresentado durante um encontro havido ontem, na cidade de Nampula, com o intuito de discutir e analisar o programa de prevenção e combate de roubo e sabotagem de material eléctrico na linha de transporte de energia entre Nampula e Nacala e resto da província.

Celestino Pedro Sitóe, chefe do Gabinete de Imagem e Comunicação e porta voz da EDM, que orientou o encontro, disse que, para inverter o cenário, a sua instituição pretende criar e financiar equipas de patrulhamento nas zonas consideradas críticas e montagem de postos de controlo de compra, venda e sucatas de material eléctrico, cujo processo irá contar com o envolvimento das autoridades policiais.

A EDM vai, também, trabalhar com os secretários dos bairros, chefes dos quarteirões, líderes comunitários, bem como criar comités de electricidade em todos os locais abrangidos pela rede de energia eléctrica, com vista a serem denunciados os promotores destas infracções. Afirmou Sitóe, observando que, neste momento, a sua instituição encontra-se em investigações internas tendentes a descobrir os funcionários envolvidos nesta prática.

De acordo com aquele responsável, entre 2005 e 2008, foram expulsos da empresa, pelo menos, dez funcionários, em conexão com as mencionadas irregularidades. Por seu turno, Franscisco Mucanheia, Secretário Permanente de Nampula, também presente na reunião, disse que o governo vai continuar a discutir este assunto com vista a banir o negócio de sucata.

Temos estado atentos a este tipo de negócio, mas , sob o ponto de vista legal, a proibição do seu exercício não pode ser circunscrita à província de Nampula. É necessário que a decisão seja uniformizada à escala nacional. Anotou aquele dirigente, que defendeu, igualmente, a necessidade do governo de Nampula empreender esforços para que, a partir das comunidades, se consolidem apoios à EDM no controlo da linha de transporte de energia eléctrica.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!