Os jogos da Liga dos Campeões dessa temporada terão dois árbitros assistentes a mais, que ficarão posicionados ao lado das balizas, informou a Fifa esta quarta-feira. Uma reunião do subcomitê técnico do International Board (IFAB), entidade vinculada à Fifa responsável pelas regras do esporte, afirmou que uma experiência realizada na Liga Europa do ano passado será levada para outras competições, com destaque para a Liga dos Campeões.
“Numa reunião especial da IFAB realizada em Zurique no dia 18 de maio de 2010, o conselho reviu a experiência com dois árbitros assistentes a mais que foi realizada na Liga Europa da Uefa 2009/2010, e decidiu continuar com essa experiência até a 126a Assembleia Geral Anual do Ifab em 2012, mas sem limitar a uma única confederação”, informou um comunicado.
A decisão anunciada nesta quarta-feira no País de Gales de ampliar a experiência significa que os dois árbitros extras também serão utilizados em competições no Brasil, México, Ásia e França.
No entanto, não foi tomada nenhuma decisão a respeito da tecnologia da linha de baliza, apesar de várias incidentes recentes, incluindo o jogo entre Inglaterra e Alemanha nos oitavos de final da Copa do Mundo da África do Sul. Nessa partida, um remate do inglês Frank Lampard que cruzou a linha do golo após acertar o travessão não foi validade pelo árbitro. A Fifa e o subcomitê técnico do IFAB vão discutir a tecnologia da linha de baliza em outubro, segundo um comunicado.