Espérance e Wydad de Casablanca tinham vantagens de 1 a 0 a defenderem no jogo da segunda mão das meias finais da Liga dos Campeões da África no fim de semana passado. As duas equipas confirmaram a vantagem e avançaram à final da principal competição interclubes do nosso continente.
A equipe tunisina era ampla favorita depois de ter vencido os sudaneses do Al Hilal pelo placar mínino fora de casa, mas precisou aguardar para abrir 2 a 0 no sábado(15). Youssef Msakni inaugurou o marcador para o Espérance aos sete minutos do segundo tempo e Wajdi Bouazza selou o resultado final, na soma dos placares, em 3 a 0 no apagar das luzes em Rades, na região da capital Túnis.
Já o Wydad teve missão complicada na visita aos nigerianos do Enyimba depois de vencer por apenas 1 a 0 no Marrocos. Contudo, o alvirrubro de Casablanca conseguiu impor a vantagem construída em casa com um tenso empate sem golos em Aba no domingo(16). O bicampeão continental de 2003 e 2004 levou perigo à meta marroquina e alimentou a festa da claque anfitriã, mas não conseguiu devolver o golo de cabeça de Pascal Angan no último minuto da primeira partida.
A final será disputada em duas mãos em novembro e o vencedor substituirá o TP Mazembe como representante do continente em um Mundial de Clubes que terá Barcelona e Santos.
Os finalistas defrontaram-se duas vezes na fase de grupos da Liga dos Campeões e ambas as partidas terminaram em empate, o que promete uma final emocionante.