Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Líder do partido islamita moderado nomeado chefe do Governo marroquino

O rei Mohammed VI do Marrocos nomeiou, terça-feira, Abdelilah Benkirane, secretário-geral do Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD, islamita moderado), chefe do novo Governo, em conformidade com as disposições da nova Constituição marroquina que estipula que o primeiro-ministro deve sair da formação política vencedora das eleições legislativas.

O PJD venceu as legislativas de 25 de novembro com 107 eleitos dos 395 assentos que conta a Câmara dos Representantes (Câmara baixa do Parlamento marroquino). Segundo um comunicado do Palácio Real, o soberano marroquino recebeu em Midelt (centro) Benkirane para o nomear primeiro-ministro e encarregando-o de formar o elenco governamental, como o revê a nova Lei Fundamental, adotada por referendo em julho último.

Nascido num bairro popular, designado Al-Akkari em Rabat, Benkirane é titular de um diploma da Escola Nacional Superior (ENS) para o Ensino Escolar e é membro do Conselho Superior do Ensino. Ao juntar-se à Juventude islamita, foi detido e condenado a dois anos de prisão e após a sua libertação em 1978, Benkirane decidiu romper e agir na legalidade. Fundou em 1981 a Jamâa Islamiya, uma associação política que reconhece o estatuto religioso da monarquia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!