Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Líder da oposição russa Navalny é condenado a 5 anos de prisão

O líder de oposição russo Alexei Navalny foi condenado a cinco anos de prisão por roubo, esta Quinta-feira (18), uma pena inesperadamente dura que os seus partidários disseram comprovar que o presidente Vladimir Putin é um ditador que governa pela repressão.

Navalny, um activista anticorrupção que emergiu como líder da oposição nos maiores protestos contra Putin desde que o presidente assumiu o poder em 2000, tocou a mão de sua esposa Yulia antes de ser levado algemado pelos guardas.  Os manifestantes gritaram “Vergonha! Desgraça!” fora do tribunal em Kirov, a cerca de 900 km a nordeste de Moscovo.

Alguns partidários de Navalny choraram e outros activistas da oposição não esconderam a sua raiva e indignação. O Ministério Público pediu ao tribunal uma condenação de seis anos para Navalny, sob a acusação de organizar um esquema para roubar pelo menos 16 milhões de rublos (494.400 dólares) de uma empresa madeireira local quando ele estava a aconselhar o governador da região de Kirov, em 2009.

Mas mesmo a sentença de cinco anos significa que ele não será capaz de disputar as próximas eleições presidenciais em 2018 ou concorrer à prefeitura de Moscovo, em Setembro, como ele havia planeado. Alguns analistas políticos esperavam que o tribunal proferisse uma sentença em regime aberto para evitar a prisão, mas ainda impedir qualquer tentativa política.

“O tribunal, depois de examinar o caso, estabeleceu que Navalny organizou um crime… o roubo de propriedade numa escala particularmente grande”, disse o juiz Sergei Blinov, lendo rapidamente a sentença. Navalny, de 37 anos e que acusou os governantes de “vigaristas e ladrões”, ficou em silêncio, com uma expressão perplexa ao ouvir o veredicto.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!