Lewis Hamilton consagrou-se neste domingo no primeiro piloto britânico a vencer quatro campeonatos mundiais de Fórmula-1 no Grande Prémio do México, apesar de um acidente na primeira volta com seu rival na disputa do título, Sebastian Vettel, o que atrapalhou a corrida de ambos.
Na prova vencida por Max Verstappen, o piloto holandês de 20 anos da equipe Red Bull, Hamilton recuperou-se, trazendo o seu Mercedes do último lugar e terminando em nono, enquanto Vettel e o seu Ferrari ficaram na quarta posição. A colocação dos pilotos ao término da corrida foi suficiente para o britânico levar o título, faltando duas provas para o final do campeonato, uma delas no Brasil.
Jackie Stewart, por quatro décadas o único piloto britânico tricampeão do mundo até Hamilton alcançá-lo em 2015, é agora o escocês mais bem-sucedido.
Hamilton também superou se ídolo de juventude, o brasileiro Ayrton Senna.
“É simplesmente incrível o que Lewis e a Mercedes fizeram”, disse Stewart à Reuters. “Ele realmente mereceu ter ganho o campeonato mundial novamente.”
O finlandês Valtteri Bottas, companheiro de equipe de Hamilton, terminou em segundo lugar, e Kimi Raikkonen levou o seu Ferrari ao terceiro.
O mexicano Sergio Pérez terminou em sétimo com a sua Force India, a uma volta do vencedor.