Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lepra afecta um em cada 10 mil habitantes da província de Tete

Estimativas do Ministério da Saúde (MISAU) indicam que um em cada 10 mil habitantes da província central de Tete sofre da lepra, doença transmissível através de uma bactéria que afecta a pele e o sistema nervoso.

Porém, as autoridades locais da Saúde garantiram, semana passada, durante o Conselho Coordenador do sector da Saúde, que “a situação está controlada e não há motivos de alarme”, alegadamente porque o nível de infecções está dentro dos parâmetros aceitáveis.

Entretanto, e em jeito de balanço do desempenho do sector registado em 2013, Tete observou grandes avanços no que respeita ao atendimento dos doentes nos hospitais pú blicos, mercê da expansão dos serviços de cirurgia, abertura de quatro novos centros de saúde, serviços de neurocirurgia, urologia e cardiologia, o que permite reduzir as transferências de doentes para outras províncias vizinhas.

A título de exemplo, a cobertura de partos institucionais registou um aumento em 6,8% em 2013, atingindo 58,5% contra 51,7% de taxa de 2011, para além de não se terem registado casos de surto de cólera, sarampo, febre e tifóide.

Em 2014, deverá ser concluída a construção do Bloco Operatório do Centro de Saúde de Zóbuè, no distrito de Moatize, em Tete, garantiu a directora provincial da Saúde daquela região, Carla Mosse Lázaro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!