Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

80% de moçambicanos usam lenha e carvão apesar de o país ser rico em gás natural

Apesar de Moçambique possuir e produzir gás natural e energia até para exportar, cerca de 80% da população continuam a recorrer à lenha e carvão vegetal para satisfazer as suas necessidades energéticas.

Entretanto, projecções do Ministério da Energia indicam que até 2025 vão continuar a usar esses recursos energéticos cerca de 68% de moçambicanos, situação da queda do número explicada pelos esforços em curso para incremento de fontes convencionais da energia produzida pela HCB e a partir do gás natural.

Por outro lado, e segundo ainda fonte documental do Ministério da Energia, nos próximos anos deverá reduzir significativamente o número de utilizadores de lenha e carvão no país devido a dificuldades de ordem financeira por parte dos operadores da área de produção destas fontes de energia para aumento da sua frota de transporte e devido ao agravamento das destruições das vias de acesso para zonas produtoras da energia de biomassa.

Refira-se que o consumo anual de combustíveis lenhosos no país é estimado em aproximadamente 16 milhões de metros cúbicos, ficando a cidade de Maputo com o correspondente a cerca de 825 toneladas de lenha e 287 toneladas de carvão vegetal.

Rico em recursos florestais, Moçambique possui uma área de aproximadamente 40,6 milhões de hectares e 14,7 milhões de hectares de outras áreas arborizadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!