Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Laurent Gbagbo lidera primeiros resultados das presidenciais na Costa do Marfim

Gbagbo negocia saída da Costa do Marfim

Os primeiros resultados das eleições presidenciais de domingo, na Costa do Marfim, colocam o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, à frente dos demais 13 candidatos, segundo o diário pró- governamental marfinense “Fraternité Matin”. O jornal editado na capital económica ivoiriense, Abidjan, indica na sua edição de segunda-feira que a segunda posição nessas primeiras contagens é ocupada pelo ex-primeiro-ministro Allassane Ouattara, e a terceira pelo antigo chefe de Estado Henri Konan Bedie.

Citando os mesmos resultados, o “Notre Voie”, um diário próximo da Frente Popular marfinense (FPI), titulou a sua manchete com um susgestivo “Absolutamente sem rival”, numa aparente referência ao desempenho de Gbagbo. Porém, nenhum dos dois jornais citou números para sustentar os seus despachos, apesar de mencionarem a Comissão Eleitoral Independente (CEI) como sendo a origem de tais projeções.

Cerca de cinco milhões e 700 mil ivoirienses votaram domingo para escolher um novo Presidente da República, entre 14 candidatos, incluindo os três grandes favoritos, designadamente Laurent Gbagbo (65 anos de idade), Alassane Ouattara (68) e Henri Konan Bédié (76).

Uma das particularidades deste escrutínio foi a presença, pela primeira vez na história da Costa do Marfim, de uma mulher entre os candidatos presidenciais, Jacqueline Oble. Jurista de formação, professora titular e antiga decana da Faculdade de Direito de Abidjan, Jacqueline Oble ocupou, sob o regime do defunto Presidente Félix Houphouet-Boigny, o posto de ministra da Justiça.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!